quarta-feira, 15 de junho de 2011

Formalização do Projeto de Pesquisa


TÍTULO:
Estudo sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG

RESUMO:
Analisa o uso da folksonomia no processo de organização, preservação e acesso à informação no contexto do acervo imagético da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). As discussões e argumentos apresentados resultam do desenvolvimento de subprojeto que integra uma proposta mais abrangente de recuperação, preservação e gestão da memória desta entidade sindical. O objetivo geral, o texto discute em que medida o recurso da folksonomia permite aprimorar o processo de organização de tal acervo, com destaque aos seguinte tópicos: análise das formas de colaboração participativa de militantes, dirigentes e simpatizantes da entidade na construção coletiva do conhecimento sobre esta memória; compreensão de como a folksonomia impacta na indexação, na busca e no alcance de resultados e ainda; analise pertinência da folksonomia como vetor de equilíbrio entre a linguagem natural e a linguagem proposta pelos métodos tradicionais de classificação. A reflexão proposta orienta-se por uma fundamentação teórico-conceitual já consolidada na literatura especializada, constituída pelo conceito de folksonomia e de outros conceitos associados por pertinência, tais como websemântica, etiquetagem e classificação, etiquetagem dos marcadores, taxonomia e ontologia. Também integra este escopo o debate sobre a essência da fotografia, as reflexões sobre as fotografias como documentos integrantes de arquivos institucionais, as relações entre Patrimônio e Memória, o universo conceitual sobre a tecnologia da informação no âmbito do qual o tema da WEB 2.0 recebe atenção especial. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa prevê o uso, na execução do subprojeto, de aportes pertinentes a uma investigação de enfoque qualitativo, tais como entrevistas, observação, ficha para coleta de termos, e trabalho com grupo focal. Como recurso de análise de dados, utilizar-se-á a técnica denominada Análise de Conteúdo, adaptada à natureza do trabalho desenvolvido. A própria WEB 2.0 também será utilizada como ferramenta, por meio da qual se viabilizará o exercício da folksonomia. Criou-se, no site da entidade, um item de menu que acessa um blog, como espaço de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde os colaboradores vinculados à trajetória da entidade postam dados, palavras-chave e informações, sugerindo, indiretamente, possibilidades de identificação, organização e indexação do acervo imagético. Em termos de conclusão o texto pretende apontar para a possibilidade efetiva do uso do blog, como recurso para armazenamento, preservação da memória e para construção coletiva da história sindical da entidade. O acervo imagético, na perspectiva de ser um recurso folksonômico de organização – ao oferecer possibilidades de interação  do visitante com o banco de dados, permitindo a adição de tags às imagens ‑ torna-se, assim, um produto de conhecimento construído coletivamente. Nossa hipótese é que a folksonomia possa aprimorar as formas tradicionais de classificação.

Palavras-chave: Folksonomia; Acervo Fotográfico; Websemântica; Memória Institucional; Web 2.0, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

INTRODUÇÃO:
Entendida enquanto categorização espontânea de recursos da Web, a folksonomia particulariza-se porque é realizada em cooperação por um grupo de pessoas. Apresentando-se diferentemente dos métodos tradicionais de classificação, adquiri, a partir de 2004, status de tendência e, como tal, tem mobilizado usuários, vem gerando inúmeros artigos científicos divulgados por meio de publicações especializadas, influenciando grandes corporações, transformando-se em tema de pesquisas de mestrado e doutorado.
Na literatura especializada, é recorrente o argumento de que essa forma colaborativa de classificação de informações, cujo potencial ainda está sendo explorado, cresce de forma acelerada, sugerindo mesmo uma revolução “dentro da própria revolução que a internet representa” (DEDA, 2008).
A abordagem tradicional para o desenvolvimento de taxonomias, que é realizada por um profissional especializado, assenta-se em estruturas rígidas na qual a informação assume uma única posição. Pela perspectiva da folksonomia, o linguajar natural da comunidade de usuários assume um papel central na organização das informações armazenadas, viabilizando a classificação da informação por meio de palavras-chave (também conhecidas como tags ou marcadores) atribuídas para etiquetar suas buscas na internet.
Esse sistema de classificação, também conhecido como etnoclassificação, vem ganhando força e espaço, principalmente por sua característica de flexibilidade (viabiliza a lida com uma base de informações que cresce muito rapidamente), de viabilizadora na identificação de padrões de organização de informação (conceitos compartilhados e de colaboração entre as pessoas), e pela sua perspectiva colaborativa, possibilitando a cooperação em torno da captura e da organização.
A folksonomia tem alcançado uma gama variada de usos. Pela classificação proposta por Kato e Silva (2010),
“A folksonomia vem sendo adotada de forma pura, quando o universo de informação tratado é muito abrangente, o que torna inviável aplicação de sistema de classificação controlados; coexistindo com a taxonomia, no qual o usuário terá a possibilidade de classificar as informações existentes de acordo com as suas preferências individuais; influenciando a taxonomia, utilizada com o objetivo de identificar terminologias e conceitos emergentes, inserindo-se no processo de revisão e manutenção da taxonomia; deixando-se influenciar pela taxonomia, combinação adotada quando o usuário vai inserir uma palavra-chave para classificar o conteúdo e o sistema oferece algumas sugestões de termos provindos de um vocabulário controlado.”

A folksonomia enquanto tipo de solução que considera a colaboração dos usuários, vem sendo utilizada em websites que oferecem serviços, em portais de e-commerce e igualmente em sites corporativos.
A esta altura já é possível constatar que folksonomia é um fato, apesar de representar um campo relativamente novo, merecendo a atenção de estudos e imersões para refletir sobre o conjunto significativo de questões que se apresenta sobre os seus usos e implicações, o que sugere inúmeras possibilidades investigativas.
Como decorrência, também representa um campo vastíssimo a ser explorado o uso da folksonomia na preservação e organização de acervos imagéticos. E é neste ponto que esta pesquisa começa a ganhar forma. Trata-se de uma investigação que pretende, a partir de uma experiência de preservação das informações e da memória institucional, estudar o uso da folksonomia no processo de organização do acervo fotográfico de uma entidade sindical, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, e buscando apontar também as possibilidades que este recurso pode proporcionar na descrição das imagens, estratégia esta importante para a contextualização da própria memória desta Confederação.
A Contag é a maior entidade sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais da atualidade. Foi fundada em 22 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. Na época existiam 14 federações e 475 Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Hoje, são 27 federações que reúnem cerca de 4 mil sindicatos rurais e 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do campo.
O reconhecimento oficial da Contag ocorreu em 31 de janeiro de 1964, por meio do Decreto Presidencial nº 53.517. O golpe militar de 1964 resultou em intervenção na entidade e a prisão e exílio de vários dirigentes. O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) retomou a entidade em 1968.
A Contag representa os interesses e os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados, permanentes ou temporários; dos agricultores e agricultoras familiares, assentados pela reforma agrária ou não; e, ainda, daqueles que trabalham em atividades extrativistas. A trajetória da Contag é fruto de organização, trabalho, articulação e mobilização dos Sindicatos e Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que em cada município e Estado, vem construindo o MSTTR – Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, com uma postura de luta e pluralidade, trabalhando com a diversidade regional, cultural e produtiva do meio rural no país.
Ao longo de quase meio século de existência, a entidade acumulou um conjunto documental significativo, constituído por documentos oficiais (correspondências, relatórios técnicos, panfletos, manifestos, convocatórias, etc), publicações, depoimentos e fotografias, e que se constituem, a rigor, na memória e na história da Contag, que precisa ser preservada em função do papel e lugar que a entidade possui na história do movimento sindical brasileiro. 
Com essa consciência, em 2008, a Diretoria implementa um processo de preservação e organização da memória institucional, que se materializa pela execução de subprojetos, desenvolvidos sequencialmente, de higienização, catalogação, classificação e informatização do acervo.
Nesse momento, desenvolve-se exatamente o trabalho de organização do acervo fotográfico da entidade, que representa um volume de aproximadamente  400 fotografias, registros realizados ao longo do período que se estende da sua inauguração até a década de 90 do século passado.
         
OBJETIVO GERAL:
Estudar o uso da folksonomia no processo de organização e preservação do acervo imagético da CONTAG.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar o Impacto do uso da folksonomia na organização do acervo imagético;
- Compreender como a folksonomia se constitui  em vetor  de equilíbrio entre a linguagem natural (do militante, simpatizante e outros atores vinculados ao movimento sindical) e a linguagem proposta pela metodologia tradicional de classificação;
-  Analisar  o processo de geração da folksonomia com vistas à organização do acervo imagético e na construção coletiva da memória.

JUSTIFICATIVA:
Considerada de caráter eminentemente interdisciplinar, fortemente marcada pela relação com a Biblioteconomia e com a Ciência da Computação, a Ciência da Informação tem por objeto o estudo das propriedades gerais da informação (natureza, gênese e efeitos), buscando foco nos fluxos e uso das informações (TARAPANOFF, 2006). Ainda segundo esta mesma autora, por ser uma ciência aplicada, porta a possibilidade de ser utilizada nos mais diversos contextos organizacionais, sociais e individuais. Mas ela também possui uma dimensão social, pois preocupa-se com o estudo da comunicação da informação na sociedade, facilitando o processo de transferência da informação, contribuindo assim para a construção da cidadania.
As suas principais características, a) interdisciplinaridade; b) ligação com a tecnologia da informação e; c) participação ativa na evolução da sociedade da informação constituem-se, igualmente, nos seus principais temas de problematização.Esta proposta, delineada pelo estudo do uso da folksonomia articulado ao processo de organização dos registros imagéticos de uma entidade sindical, a CONTAG, insere-se, portanto, no contexto das preocupações e problematizações que se desenvolvem no campo da Ciência da Informação. Vejamos: - a investigação propõe-se a trabalhar com um conceito emergente e de interesse crescente da área: a etnoclassificação; - no recorte proposto, a partir da imersão em um caso, articula a reflexão sobre o fluxo e uso da informação, num contexto organizacional, atentando para a produção e comunicação da informação com o envolvimento de atores sociais que pertencem e atuam no âmbito da entidade e/ou do movimento sindical; - apresenta um viés interdisciplinar pois envolve parte das disciplinas que compõe a Ciência da Informação, e ainda a área da Arquivística, as  discussões sobre o tema da Fotografia, do Patrimônio e da Memória. Por esses argumentos entendemos que há pertinência da proposta de investigação no campo da Ciência da Informação.
O acervo imagético a ser organizado pelo uso da folksonomia a ser estudado evoca, necessariamente, o mote terminologia, linguagens (naturais, controladas, simbólicas, documentárias), recuperação de conhecimento, além das demais associações possíveis.

CRONOGRAMA:

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-rbq5pO3bS0c/Tfl2bx1QE7I/AAAAAAAAADY/iQkVEl-mJzM/s320/CRONOGRAMA.png



METODOLOGIA


E pelos contornos desta pesquisa, a metodologia se configurará numa conjugação de procedimentos. A coleta de dados será encaminhada pela realização de entrevistas, aplicação de ficha para coleta de termos, observação direta e grupo focal, com o objetivo de obter as descrições das fotografias que serão disponibilizadas, provavelmente a partir de um tópico de menu no âmbito do sítio eletrônico da entidade.
Na investigação que estamos propondo, a base empírica refere-se ao acervo documental fotográfico da Contag, que corresponde a um conjunto de aproximadamente 400 fotografias relativas a diferentes momentos da trajetória histórica da entidade sindical, retratando distintas circunstâncias, situações, fatos, ocorrências, acontecimentos, eventos pertinentes ao movimento sindical e aos atores que atuam no campo do sindicalismo.
Guiados por este sentido e perspectiva, lançaremos mão da WEB como recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site eletrônico da entidade, em local de troca, discussão e criação de conhecimento, espaço de recepção e manifestação da etiquetagem que atores sociais vinculados a história da entidade, ligam diferentes conceitos a um mesmo objeto. Refere-se a um espaço de participação, criação e produção coletiva de conhecimento. Esta estratégia materializa o uso da folksonomia no processo de indexação de informações. E as palavras-chaves, as tags sugeridas pelos colaboradores serão objetos de análise para responder a situação-problema e aos objetivos específicos propostos nesta proposta de investigação.
Como recurso de análise dos dados, projetamos utilizar a técnica denominada Análise de Conteúdo, segundo a perspectiva de Laurence Bardin (S.d), mas adaptando-a a natureza do objeto investigado e usando-a como fundamento para construir descrições e interpretações que possibilitem a extração de conclusões.
Nesta contextualização dos recursos metodológicos, cabe salientar que situamos a presente proposta enquanto um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo imagético de uma instituição em particular. Nesse sentido, também consideraremos, em termos metodológicos, os procedimentos inerentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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